sexta-feira, 28 de outubro de 2022

ESCALA E CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDA!

O professor retomou a aula passada, com uma série de perguntas.

Feito isso, passou à aula expositiva dialogada sobre Escala, passando o conceito no quadro magnético, e, explicando os tipos dela, a saber:

- escala gráfica

- escala numérica

Em se tratando de escala numérica, o professor explicou as partes constituintes dela: numerador, símbolo da razão, divisão e denominador.

O professor explicou a relação entre o numerador e o denominador no que tange à proporção, propondo o seguinte exemplo: se uma das alunas, de 1,50m (ou 150cm) de altura, fosse representada por uma boneca exatamente igual, e com 75cm de altura, qual seria o denominador da escala? Muitos acertaram que o denominador deveria ser "2", ou seja, a aluna haveria sido reduzida pela metade, dividida por "2".

Em seguida, o professor ofereceu outro problema, onde uma quadra do bairro, de 100m de lado, havia sido reduzida, em uma improvável maqueta de 100m de lado. Perguntava-se, novamente, qual seria o denominador da escala. Novamente, muitos acertaram que a relação seria de 1 : 3, ou seja, que a quadra, havia sido dividida por "3".  

Dando sequencia, o professor explicou a respeito de o ser humano, desde os primórdios, sempre querer medir, pesar, comparar, enfim, sempre querer mensurar as coisas. Foi explicado que, em virtude disso, a humanidade sempre usou unidades de medida diversas, tais como, o braço, o cúbito, o , a polegada, entre outras. O professor deixou claro que as mencionadas unidades de medida sempre foram problemáticas e imprecisas, porque totalmente variáveis uma vez que usam, como parâmetro, o corpo humano. 

Diante dessa espécie de problemática para se achar e usar uma unidade de medida adequada, o professor explicou o estabelecimento do metro, pelos franceses.

Uma vez feita essa explicação, o professor escreveu no quadro a esquematização da Escala Métrica, e, em seguida, passou a explicar e cobrar, em exercícios, conversões usando a mesma.

Os aspectos da aula podem ser retomados observando as fotografias abaixo, que trazem aspectos do quadro magnético.

Aspecto da parte 1 de 3 do quadro magnético da aula

Aspecto da parte 2 de 3 do quadro magnético da aula

Aspecto da parte 3 de 3 do quadro magnético da aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A TRANLAÇÃO)!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os seguintes elementos a respeito da Translação  terrestre: ➵ O conceito ➵ A dura...