quinta-feira, 20 de outubro de 2022

CARTOGRAFIA E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA (RELAÇÕES DE PROPORÇÃO ENTRE TERRENO E MAPA: A ESCALA)!

Através de aula expositiva dialogada, o professor iniciou a instrução a respeito da Cartografia e das Escalas

O conceito de Cartografia foi definido como:

A arte e a ciência de produzir mapas.

O professor explicou acerca da dificuldade em se passar a superfície esférica da Terra para uma superfície plana, o mapa.

Instruiu, ainda, a respeito das imprecisões dos mapas, em virtude das Projeções, noções das quais emerge o seguinte:

"O mapa é sempre uma mentira" (cf. Mark Monmonier e seu "How to lie with maps")

O professor passou ainda no quadro magnético uma espécie de desenho que pretendia ser um infográfico explicativo da relação de proporção entre a realidade, o terreno e a sua  representação, o mapa.

O desenho ficou mais ou menos assim, agora melhorado por editor de imagem:

Infográfico que representa a lógica do processo de redução que acontece para fazer a realidade, o terreno, caber na representação, no mapa, bem como, a forma correta de ler a escala numérica, e o nome de cada um de seus elementos (numerador ("1"), o símbolo de divisão (razão (":")) e denominador ("50.000").
Fonte: O Autor.

Uma vez explicada o ilustração, o professor colocou no quadro o conceito de escala, a saber:

A relação de proporção entre o terreno e o mapa.

Feito isso, o professor explicou como cada um dos elementos da escala numérica está relacionado à, por assim dizer, tripartite mapa, proporção e terreno, respectivamente; o numerador, relaciona-se ao mapa; o símbolo de divisão (razão), à relação que é feita;  o denominador, ao terreno.

Avançando nas explicações, através de exemplo, escritos no quadro, também foi mostrado que, quando maior for o denominador de uma escala numérica, menor será a representação (mapa) resultante dela, e, quanto menor for ele, maior será a representação, ou ainda, mais próxima do real/ terreno.

Concluiu-se que, nas escalas, há uma relação inversamente proporcional.

Abaixo, os aspectos do quadro magnético:


Aspecto do quadro magnético da aula (parte 1 de 3)

Aspecto do quadro magnético da aula (parte 2 de 3)

Aspecto do quadro magnético da aula (parte 3 de 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A TRANLAÇÃO)!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os seguintes elementos a respeito da Translação  terrestre: ➵ O conceito ➵ A dura...