Os elementos vistos, foram:
➠ Rochas Magmáticas, que são, como o nome já informa, formadas graças a solidificação do magma. As rochas magmáticas, também são chamadas de Rochas Ígneas (ver ilustração abaixo), e, se subdividem, em:
➝ Rochas Intrusivas (também chamadas de Rochas Plutônicas (por causa de Plutão, o deus do interior d Terra)): são as rochas que, como o nome já aponta (intrusivas (intrusão)), são formadas dentro das camadas internas do planeta Terra. Em virtude disso, formam-se lentamente. Em virtude de seu resfriamento lento, apresentam cristais (cristais) bem formados em sua composição, dando um aspecto heterogêneo (que se compõe de partes de natureza e espécie diferente).
Exemplo: granito (o paralelepípedo).
Piso bastante usual de "pedras" de paralelepípedo (granito). Rocha Magmática Intrusiva. |
➝ Rochas Extrusivas: são as rochas que, conforme o nome indica (extrusivas (expulsão)), são formadas fora das camadas internas da Terra, ou seja, na superfície do planeta. Estas rochas, como se resfriam mais rápido do que as primeiras, não têm tempo de ter, nelas, bem formados, os cristais (minerais). Assim, elas são homogêneas (formado por elementos semelhantes).
Exemplo: basalto (as lajes do piso da escola).
Muro, bastante típico, feito de cacos de basalto. Rocha Magmática Extrusiva. É também usado e pisos. |
➠ Rochas Sedimentares, que, como o nome informa, são formadas por sedimentos retirados de outras rochas. Por outros termos, as forças da natureza, as intempéries (vento, chuva, Sol (calor), frio, etc.), causam a erosão. A erosão nada mais é do que o desgaste, que arranca pequenos pedaços (sedimentos) das rochas originais, que são deslocados para longe, e, lá, uma vez depositados, eles vêm a formar, por sedimentação, novas rochas.
Exemplo: o arenito (também muito usado nas lajes de calçadas).
Piso também bastante comum feito de "pedras" de arenito. Rocha Sedimentar. |
➠ Rochas Metamórficas, são aquelas que, como o nome já aponta sofreram uma metamorfose, deixando de ser a rocha que eram originalmente, e, transformando-se em outra. É o caso do gnaisse que metamorfoseou-se do granito; do mármore, que metamorfoseou-se do calcário, etc.
Exemplo: o mármore (metamorfose do calcário), o Morro do Corcovado (que é de gnaisse (de 710 metros de altitude)) e a estátua do Cristo Redentor (que é de "pedra sabão" (metamorfose do talco), e que tem 38 metros de altura).
Sugere-se que os alunos, para recompor o que foi estudado na aula, (re)leiam o material abaixo:
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 110. |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 111. |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 111. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário