INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO, O POEMA (CORDEL) E A CHARGE. EM SEGUIDA, FAÇA O QUE SE PEDE:
APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, BEM COMO, O POEMA (CORDEL) E A CHARGE, RESPONDA:
1) Com base nas aula expositivas dialogadas ministradas pelo professor, e, no texto acima, explique o porquê de os polos magnético e geográfico não coincidirem.
2) O poema que está acima é um cordel. O cordel é um tipo de poesia popular. Os poemas são impressos em folhetos que são pendurados em “cordel” (corda fina) ou barbante, daí o seu nome. Essa literatura teve origem em Portugal e, chegando ao Brasil, se popularizou na região Nordeste do país. Geralmente as estrofes são feitas com quatro (quadra) ou seis versos (sextilhas) e o poema é acompanhado por uma xilogravura, ilustração que utiliza a madeira como uma espécie de carimbo.
Com relação a ele, pergunta-se:
a) quais são os modos pelos quais podemos nos localizar no espaço? Explique com suas palavras como poderíamos nos localizar em cada um destes modos.
b) Observe novamente os versos da terceira estrofe. Considerando o que vocês estudou com o professor, nas aulas expositivas, explique os seguintes versos referentes à bússola: “Pois em qualquer posição/ Ao norte vai apontar”.
3) Com base na charge acima, responda:
a) O que Mafalda percebe ao contemplar o globo terrestre? Você concorda com as ideias da personagem?
b) Por que Mafalda acha que está de cabeça para baixo?
c) A forma como Mafalda coloca o globo, no último quadro da tirinha, mostra uma maneiro correta de observar o planeta? Justifique sua resposta.
d) O que você acha que Mafalda quis dizer no trecho a seguir: “Você não vê que os países desenvolvidos são justamente os que vivem de cabeça para cima?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário