Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou o que é uma teoria, quando está a se falar de Ciências, colocando, também, no quadro, um breve conceito que consistia no seguinte:
Uma teoria é um conjunto de explicações para um determinado fenômeno. Vale-se, para isso, de observações e evidências.
O professor explicou o que são os elementos observação e evidências, presentes na conceituação acima.
Em seguida, também em nível de aula expositiva dialogada, foram descritas as possíveis explicações para, respectivamente, a criação do Universo e a evolução do Universo, nomeadamente, as teorias religiosas e as teorias científicas.
Fez-se isso para que os alunos entendessem que, rigorosamente falando, nenhuma delas é superior à outra. Em outras palavras, as explicações religiosas não são superiores às explicações científicas, bem como, as segundas, não são, por sua vez mais importantes que as primeiras.
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Ilustração que traz elementos da cultura religiosa, bem como, elementos correlacionados às Ciências! |
Outro objetivo em se trazer a questão da Cultura Religiosa e da Ciência é o de possibilitar que os alunos entendam que existe, há séculos, um diálogo extremamente saudável entre Fé e Ciência, sendo que eles, os estudantes, uma vez sabendo disso, não deveriam aderir a discursos negacionistas ou céticos, de modo irresponsável.
Para se retomar/ recompor este tema, é interessante ler: "Não deve haver balbúrdia na relação entre ciência e fé: Livro de artigos recém-lançado e prêmio ao físico Marcelo Gleiser mostram que essa convivência é possível e essencial", ::: AQUI :::!
Feito isso, o professor passou a instruir acerca da Teoria do Big Bang.
Explicou-se que a melhor tradução para o termo Big Bang seria "'Grande' 'Bum!'" (sendo "Bum!" uma interjeição!), ou, o que a maioria dos livros didáticos traz: Grande Explosão!
Em seguida, os professor narrou a Teoria do Big Bang, explicando seu ponto central: o de que toda a matéria do Universo estava reunida em um ponto extremamente minúsculo e denso (o Átomo Primordial, ou Ovo Cósmico), que cabia com folga na ponta de uma agulha, e, não se sabe o porquê e nem o como (Singularidade (ver mais sobre, abaixo)), explodiu, gerando o tempo e o espaço.
Interpretação artística do Big Bang, com representações do universo primitivo e sua expansão.
(WIESSINGER, Scott. Big Bang Animation. Califórnia: NASA, 2017. Fonte: Disponível em: <https://svs.gsfc.nasa.gov/12656/>. Acesso em 03 de abr., 2024)
Para a próxima aula, ficaram as explicações a respeito das evidências que corroboraram a Teoria do Big Bang, a saber: o Efeito Doppler (ou Fuga para o Vermelho) e a Radiação de Fundo.
Para ir além, ler Teoria do Big Bang, no Site do presente autor, ::: AQUI :::!
Singularidade - "Einstein descreveu o ‘Big Bang‘ como uma ‘singularidade‘…termo do jargão científico para absurdo. Essa ‘entidade’ teria volume zero, e uma densidade de energia ‘infinita’" (PINHEIRO, César. O “Grande Salto”…do “Big Bang”. Rio de Janeiro: Questões Cosmológicas, 2013. Fonte: Disponível em: <https://questoescosmologicas.com/2013/12/22/o-grande-salto-do-big-bang/>. Acesso em 03 de abr., 2024).
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